Conheça a Banda El Toco | Estrela Entrevista

26 maio 2017 | POR: Fernando Estrela | Comentários

Olha eu de novo com mais artistas pra vocês. Dessa vez eu trago a banda El Toco, na qual verão uma pegada bem psicodélica misturada com MPB. Segundo eles mesmos, “é uma banda que quer disseminar mensagens que vibram no peito, independente de fé, cor, idade ou qualquer pensamento segregador, relativizando diferenças e valorizando a igualdade dos seres humanos.”

Bati um papo com o Daniel Toco, vocalista da banda, e vocês conferem logo abaixo:

Fernando: Quero agradecer, primeiramente, pela atenção e parabenizar pelo trabalho. Conforme o Bruno tinha comentado, antes era um projeto solo do Daniel. Mudou alguma coisa na sonoridade da banda com as alterações que rolaram na formação?

El Toco: Totalmente. Quando eu caminhava como poeta só conseguia reproduzir a sonoridade dos produtores e das pessoas que iam aparecendo ao longo do caminho. Ficava uma relação sonora naturalmente mais superficial, mas agora com uma banda que tem um certo convívio, uma continuidade, a tendência é fortalecer certas conexões que transformam o projeto no quesito identidade musical. Já sentimos isso forte na música “Esses meninos” e ainda mais na música que estamos por lançar chamada “Valsa de Gaia”.

Fernando: Como surgiu o projeto?

El Toco: Surgiu da minha vontade de não deixar minha arte morrer. Ela estava na UTI, parada, e então resolvi juntar algumas letras e captar o que saísse. Foi um trabalho que me fez retomar com a música e fazer shows e esse processo todo. Por isso UNO carrega uma imaturidade artística minha apesar da sinceridade da temática. Eu tava me reencontrando, é como uma torneira que está fechada há muito tempo e quando abre sai água, mas com barro.

Hoje a El Toco é um projeto que guia minha vida, guia os passos da minha família, que é um termômetro do meu propósito espiritual na Terra. El Toco me da oportunidade de trocar com seres diversos em muitos lugares de uma maneira profunda. Ela me traz sorrisos, abraços e canções que fazem a vida ser mais plena.

Fernando: Com quantos integrantes a banda conta?

El Toco: A banda desde seu início funciona no formato Power trio + Daniel na voz. Hoje firmados no projeto temos o Keleta na guitarra e o Cake no baixo. Na bateria o Millecco acaba de encerrar seu ciclo deixando em aberto essa vaga no time. Estamos trabalhando nesse propósito.

Fernando: Vocês têm uma pegada psicodélica com MPB, que é bem perceptível no single “Esses Meninos”. Esse estilo está presente desde o início ou foi mudando ao longo do tempo?

El Toco: Acho que essencialmente somos isso, pode ser que hoje apenas esses traços estão mais sintetizados de uma forma mais madura.

Fernando: Falando em “Esses Meninos”, como foi o processo de criação da letra e a gravação do clipe?

El Toco: A letra, como muitas outras, veio em um momento banal do cotidiano, onde peguei meu celular achando que viriam frases soltas e acabou vindo essa letra grande. Fui interpretando ela ao longo do tempo até entender que ela basicamente fala que todos somos luz, somos Budas e Cristos em todas as situações. Jovens que estão em situação de delinquência, prostituas ou qualquer outro ser que pode levantar suspeita de não ser digno de ser um Deus.

                           

O clipe não é um clipe de fato e sim um vídeo de estúdio que fizemos pra anunciar nosso show no Imperator. Fizemos correndo sem pretensão, mas o talento do Zeca Vieira que captou e editou tudo fez com que todo mundo tratasse esse web clipe como um vídeo clipe oficial nosso. Gravado em um dia, poucos takes, luz do estúdio e muito amor.

Fernando: Quais os próximos passos da banda? Podemos esperar um novo álbum?

El Toco: Depois de dois anos intensos de shows esse ano ainda não subimos aos palcos. Estamos reformulando nossas vidas, o projeto, em um momento de cura pessoal, de limpeza física e espiritual, mas temos lançamentos já gravados para realizar como uma música (Valsa de gaia), vídeos acústicos. Também trocarei provavelmente muitas fraldas da minha filha Luah, rs.

Não pensamos em CD e sim em soltar singles atrás de single. No máximo um EP como registro de um momento.

Fernando: Muito obrigado pela atenção, pessoal. Vocês têm algum recado para quem está começando no mundo da música?

El Toco: Honestidade nas intenções, pois música é espiritual, música é luz, ondas de perfeição. Seja humilde perante a ela, ouça as instruções e se entregue.

Quer acompanhar as novidades e shows da banda? Siga-os no site e redes sociais, além das plataformas de streaming.

Deezer
Site Oficial
Facebook

Itunes